• Página Inicial
  • Blog
  • Entrevistamos o Deputado Abou Anni. Ele falou sobre a PL 3781/2019 e as recentes falas do Presidente sobre autoescolas.

Entrevistamos o Deputado Abou Anni. Ele falou sobre a PL 3781/2019 e as recentes falas do Presidente sobre autoescolas.

2019 tem sido um ano movimentado para as autoescolas de todo país. Diferentes projetos de lei estão sendo discutidos no governo e, impactam diretamente o segmento.

Para entender melhor sobre a fala do Presidente e a proposta da PL 3781/2019, a nossa equipe do e-condutor entrevistou o Paulo Sérgio Abou Anni, Deputado Federal que está em exercício.

Além de ser político, ele também é policial e trabalha como instrutor de autoescola. Antes do mandato, Abou Anni já havia atuado como Coordenador de Cursos da Divisão de Educação de Trânsito do Detran – SP.

O deputado atua na câmara com ênfase em projetos sobre transporte coletivo, trânsito e muitos outros temas. Até o final de 2017, o deputado já havia apresentado 220 propostas.

Na entrevista concebida a nossa equipe, o político deu sua opinião sobre os projetos do atual presidente, Jair Bolsonaro, e diz ser contra a proposta sugerida pelo General Peternelli (para conhecer a proposta do general, clique aqui).

Vale lembrar que Abou Anni faz parte do mesmo partido desses dois políticos, o PSL (Partido Social Liberal), mas mesmo assim, tem um posicionamento contrário dos seus colegas partidários.

Confira a entrevista na íntegra:

e-condutor: Deputado, gostaríamos de saber se o senhor é favorável a esse posicionamento do Presidente Jair Bolsonaro, que defende o fim da autoescola como meio para obtenção da CNH. Qual a sua opinião acerca disto?

Deputado Abou Anni: Este Parlamentar sempre se posicionará totalmente contra as proposições que tendam fragilizar a educação de trânsito. Por este motivo, especialmente do ponto de vista pedagógico, não vejo com bons olhos qualquer iniciativa que sinalize acabar com as Autoescolas e os Centros de Formação dos Condutores - CFC´s.

Tais instituições de ensino sempre prestaram importante serviço à sociedade a bem da conscientização no trânsito. Assim, eventual proposta voltada a retirar-lhes esta missão causará impactos negativos na segurança viária e acabará com a nossa melhor chance de construir um trânsito menos violento!

Entendo que o governo até possa estar bem intencionado quanto aos anseios de desburocratização do processo de habilitação dos condutores. Porém, a ideia de desburocratização não pode ser confundida com a ideia de exterminar os CFC´s e as autoescolas. Veja, uma coisa é eliminar os procedimentos burocráticos e os custos para obtenção da CNH (medidas que se mostram necessárias), outra, no entanto, é eliminar a própria qualidade de ensino do processo de aprendizagem dos nossos futuros condutores e motoristas!!

e-condutor: Você é a favor do PL nº 3.781/2019 do Deputado General Peternelli, do PSL em São Paulo?

Deputado Abou Anni: Tenho profundo respeito e admiração à pessoa do Deputado General Peternelli, porém considero o Projeto de Lei nº 3.781/2019 um verdadeiro desastre legislativo, que se mal conduzido, futuramente, ocasionará desastres no trânsito do mundo real.

Em minha opinião, não é nenhum pouco razoável e apropriado que se passe a permitir que todas as aulas de aprendizagens de direção veicular sejam realizadas pelo candidato de forma autônoma, isto é, sem a essencial companhia e orientação de um instrutor de trânsito capacitado. E digo isto porque o referido projeto pretende autorizar que tais aulas de aprendizagem possam ser ministradas por qualquer pessoa com, no mínimo, três anos de CNH.

Conjugado a isso, atualmente, todos os veículos de aprendizagem de autoescola são adaptados e equipados com duplo comando a fim de promover a segurança do candidato aprendiz, enquanto que a referida proposta permitirá a aprendizagem prática em qualquer veículo comum.

A proposta abre caminho para o retrocesso na educação de trânsito, uma vez que, por analogia, equivaleria a retirar os professores do ensino básico ou superior das salas de aula para que os alunos sejam ensinados por outros alunos e não por profissionais especializados.

e-condutor: E para finalizar, o que você acha dos índices de morte por acidentes de trânsito no Brasil, que é o terceiro país no ranking mundial segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária. Você acredita que o fim das autoescolas não teria reflexo algum nestes números?

Deputado Abou Anni: É bem verdade que as mortes ocasionadas por acidentes de trânsito no Brasil estão relacionadas a inúmeros fatores culturais e sociais. Portanto, a carência de uma base educacional sólida e especializada, por razões óbvias, não é o caminho para reduzirmos essa funesta estatística.

Muito pelo contrário, tendo em vista o lamentável cenário retratado pelos elevadíssimos índices de acidentes e mortes no tráfego terrestre, as autoescolas precisam, na verdade, do apoio do governo a fim de que elas possam aprimorar, cada vez mais, esse extraordinário serviço de utilidade pública que prestam no combate preventivo à violência no trânsito.

Diante do exposto, se o próprio Observatório Nacional de Segurança Viária indica que o Brasil, mesmo contando com especiais métodos pedagógicos de ensino oferecidos pelas autoescolas, ocupa a terceira posição no ranking mundial de mortes por acidentes de trânsito, este Deputado acredita que, sem esses centros de formação de condutores, a tendência é que o nosso país, em pouco tempo, assuma a primeira colocação desta triste estatística.

Considerações finais

Abou Anni tem ideias contrárias as propostas apresentadas por outros políticos do seu partido. Seu principal objetivo, segundo ele, é lutar em prol da melhor formação dos futuros condutores. Todo o seu posicionamento vai ao encontro da sua experiência como instrutor no mercado das autoescolas.

 

Quer saber mais sobre esses projetos de lei?

Para continuar acompanhando a tramitação dos projetos de lei citados pelo Deputado Abou Anni, visite regularmente o nosso blog e leia os conteúdos publicados aqui e na nossa Fanpage oficial.

Você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: http://bit.ly/quero-participar-da-lista-exclusiva

Teste grátis o e-condutor

Comece a modernizar a sua autoescola e saia na frente dos concorrentes. Teste gratuitamente a nossa plataforma de gerenciamento, o e-condutor, e torne a rotina do seu CFC muito mais produtiva. CLIQUE AQUI

 

 




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL