• Página Inicial
  • Blog
  • Projeto de lei visa acabar com a obrigatoriedade de aprender a dirigir nos centros de formação.

Projeto de lei visa acabar com a obrigatoriedade de aprender a dirigir nos centros de formação.

O Congresso Nacional recebeu um novo projeto de lei. O PL 3.781 de 2019 está em tramitação e visa desobrigar os futuros condutores a fazerem as aulas de direção em uma autoescola habilitada.

É importante ressaltar que o projeto foi enviado no final de junho e ainda está sendo exposto a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não existindo qualquer previsão de quando será feita a sua votação.

Entenda o caso

De acordo com o documento que está sendo avaliado, a ideia é que os alunos possam escolher entre aprender autonomamente a dirigir ou, caso achem necessário, busquem um local especializado.

Ou seja, a principal mudança que poderá ser causada, caso a PL seja aprovada, é que será possível realizar todo o aprendizado, tanto prático quanto teórico, sem o auxílio ou direcionamento de um centro focado em habilitação.

Mas como os alunos irão aprender a dirigir?

O projeto propõe que o novo motorista possa aprender a conduzir o veículo com qualquer pessoa já habilitada há no mínimo 3 anos e que já possua a carteira para a categoria desejada pelo aluno.

Depois de realizar toda essa formação de maneira autônoma, esse futuro condutor precisará, obrigatoriamente, ser aprovado nas provas e avaliações exigidas pelos órgãos de trânsito.

O que motivou esse projeto?

O projeto tem como responsável o Deputado General Peternelli, do PSL em São Paulo, partido do Presidente Jair Bolsonaro. Sua principal justificativa para esse documento é tornar o processo de retirada da CNH menos burocrático.

Ele também afirma que muitos outros países já praticam essa ideia, propondo a seus cidadãos a frequência opcional aos centros de formação.

Além disso, ele alega que esse projeto irá tornar a emissão da carteira mais econômica e compatível com os ganhos de grande parte dos brasileiros, principalmente quando se trata da população mais jovem.

Lembrando que como o projeto ainda não foi votado, não é possível determinar quais partidos e deputados são a favor ou contra essa proposta que afeta as autoescolas de todo país.

Quer acompanhar mais notícias sobre esse projeto?

Para saber mais informações sobre esse PL e descobrir as novidades e lançamentos do segmento das autoescolas, não perca os textos que são publicados aqui no nosso blog e na nossa Fanpage oficial.

Teste grátis o e-condutor, nossa plataforma de gerenciamento das autoescolas

Para sair na frente da concorrência e oferecer um atendimento mais ágil, moderno e funcional aos seus alunos, não perca a chance de contratar a nossa ferramenta de gerenciamento das autoescolas, o e-condutor.

Para quem ainda não conhece as funcionalidades do nosso sistema, oferecemos 30 dias de teste sem qualquer custo. Faça seu cadastro no site e não deixe de aproveitar essa chance.




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL