O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

Quando acontece um acidente envolvendo um carro de autoescola, os problemas podem ser ainda maiores para o CFC e para o aluno. Entenda melhor o que fazer caso isso ocorra.

Acidente com carro da autoescola

Todos os anos, centenas de alunos acabam batendo o carro da autoescola. Quando isso acontece, a responsabilidade além do próprio aluno condutor é também do instrutor.

Por mais que o motorista no momento da batida seja o aluno, o instrutor é o profissional responsável. Ou seja, a responsabilidade do sinistro acaba recaindo sobre o cliente, mas também sobre o CFC.

E por esse motivo é tão importante que todos os matriculados estejam assegurados, além disso, também é essencial que a própria autoescola possua um seguro contra danos e perdas.

Hoje em dia, o mercado já conta com seguros de veículos especialmente pensados para as autoescolas. A convenção coletiva do sindicato da classe ainda obriga que todos os funcionários do CFC tenham um seguro de vida.

Entenda a diferença do acidente sem vítima x acidente com vítima

Para entender como a autoescola deve proceder em caso de acidente, listamos abaixo as principais ações que devem ser tomadas em caso de sinistro sem e com vítima. Veja:

Acidente sem vítima: se o aluno apenas bater o carro, não se ferir e nem machucar nenhum pedestre ou outro condutor, as consequências para ambos são muito menores. Cabe ao CFC acionar o seguro e esperar as orientações para o conserto ou troca do veículo.

Também deve estar previsto no contrato do aluno, qual a sua responsabilidade financeira em caso de acidente.

Acidente com vítima: Quando o acidente acaba deixando vítimas, o processo é um pouco mais complexo e delicado. Assim que ocorre o sinistro, a autoescola deve acionar o socorro e, logo depois, o seguro.

Além da burocracia legal, também é essencial que a autoescola dedique um tempo para assistir a vítima, seja ela seu aluno, ou não.

Ainda é válido ressaltar que judicialmente, já houve casos brasileiros, no qual o juiz estabelece uma indenização a favor da vítima, obrigando que o aluno pague um valor por danos morais e a autoescola pague outra quantia para gastos médicos e lucros cessantes.

Por isso motivo, é fundamental que o CFC conte com uma assistência jurídica se um dos seus veículos ou alunos acabarem se envolvendo em um acidente com vítima, seja ela fatal ou não.

Tem mais alguma dúvida sobre o mercado das autoescolas?!

Para saber mais sobre o mercado dos CFC’s, basta continuar acompanhando o conteúdo publicado aqui no nosso blog e compartilhado na nossa Fanpage oficial.

Além disso, você pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124

Teste gratuitamente o e-condutor

Para aqueles que ainda não usam uma plataforma de gestão de autoescolas, essa é a oportunidade. Aproveite o e-condutor por 30 dias totalmente grátis e otimize o serviço oferecido pelo seu CFC. Faça seu cadastro e teste sem custo!




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

21 NOV

Duplo comando nos carros do CFC

A segurança é, com certeza, um dos maiores pilares da sua autoescola, já que todos os CFC’s se preocupam muito e buscam evitar ao máximo qualquer tipo de acidente com seus alunos.

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2022 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL