• Página Inicial
  • Blog
  • Como lidar com alunos reprovados que não querem pagar a taxa de reprova

Como lidar com alunos reprovados que não querem pagar a taxa de reprova

A reprova na prova prática é um problema comum no mercado das autoescolas. Uma porcentagem dos alunos acaba demorando um tempo maior para conquistar a aprovação no exame. 

Mas para que esses alunos consigam fazer uma nova prova, é necessário que eles paguem uma taxa. Mesmo sendo algo comum, alguns clientes acabam se recusando a fazer o pagamento.

Para ajudar as autoescolas a lidar com esses alunos, listamos abaixo algumas dicas e sugestões. Confira!

Possíveis justificativas

Os alunos reprovados que não aceitam pagar a taxa de reprova, normalmente, têm algumas justificativas em comum. Confira quais são as principais e saiba como lidar com cada uma dessas alegações:

Avaliação injusta: alguns alunos reprovados alegam que a avaliação do examinador na hora da prova prática foi injusta ou não seguiu os critérios exigidos pelo órgão responsável. 

Caso seja essa a alegação do aluno, cabe a autoescola explicar que todos os avaliadores são treinados e fazem avaliações imparciais, ou seja, todos são analisados com base nos mesmos fatores.   

Problemas com o veículo: uma outra justificativa bastante comum entre os alunos reprovados é algum tipo de problema com o veículo usado durante a realização da prova prática.

Se eles usarem essa justificativa, vale a autoescola ressaltar que os veículos usados no exame são checados e, caso o problema tivesse acontecido, outros reprovados e até os examinadores também alertariam sobre essa falha técnica.

Taxa de reprova obrigatória

É importante ressaltar aos alunos que a taxa de reprova é algo exigido pelos órgãos responsáveis. Uma parte do valor pago para a autoescola vai diretamente para o DETRAN.

Uma outra maneira de assegurar que o aluno pague a taxa é já incluir esse adendo no contrato de matrícula. Assim, as duas partes já ficam cientes do processo que deverá ocorrer, em caso de reprova.

Quer mais dicas para a sua autoescola?!

Para saber mais dicas, notícias e novidades do segmento das autoescolas, continue visitando o nosso blog e as nossas redes sociais. Nossos conteúdos são sempre atualizados. Não perca!

E você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil:  https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124

Teste grátis o e-condutor por 30 dias!

Aproveite a nossa plataforma online de gerenciamento, o e-condutor. Entre no nosso site e venha testar o nosso sistema por 30 dias gratuitamente. Não deixe de fazer seu cadastro e aceite esse convite.

Durante esse período de teste, você terá acesso a uma série de funcionalidades, como agendamento de aulas, aplicativo para alunos, controle financeiro das contas a pagar e a receber, emissão de contratos e muito mais. Aproveite!




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL