Volvo usará câmeras no carro para combater condutores bêbados ou distraídos
Conduzir o veículo após ingerir bebida alcoólica é extremamente arriscado e coloca em risco a vida do condutor, dos seus passageiros e de terceiros que podem estar na via no momento do acidente.
Além disso, dirigir de forma distraída e sem foco também é arriscado. E para evitar que os motoristas cometam esse tipo de irresponsabilidade, a Volvo está implementando um acessório importante em seus veículos: as câmeras de monitoramento.
A expectativa é que até 2020, toda a frota da empresa esteja devidamente equipada com esse novo sistema. Vale ressaltar que outras concessionárias já utilizam uma tecnologia semelhante em seus veículos, como a GM e a Cadillac.
Câmera nos veículos da Volvo
A partir de agora, a Volvo vai passar a incluir em seus veículos uma câmera de monitoramento na parte de dentro do automóvel. De acordo com o texto da própria empresa, a principal função desse novo acessório é detectar se o condutor do carro está distraído ou bêbado.
Caso seja avaliado que ele não está apto para dirigir, as câmeras poderão indicar o comportamento inadequado a um representante do centro de assistência de plantão da próprio Volvo.
Esse profissional irá alertar o motorista. Se o condutor não responder à mensagem de alerta, o carro terá a sua velocidade diminuída e irá parando até desacelerar por completo.
Mas como vai funcionar essa câmera?
Segundo o comunicado da Volvo, as câmeras irão avaliar e monitorar de forma contínua o movimento dos olhos do condutor, assim, será possível determinar se o motorista está distraído ou demonstra características de intoxicação alcoólica.
Além disso, será possível realizar uma avaliação se o condutor em questão consegue, ou não, permanecer com as mãos no volante. Também será visto se o motorista dorme enquanto dirige, se durante o trajeto o carro sai da pista e muito mais.
Privacidade do condutor
Logo após o anúncio do acessório de monitoramento, a Volvo recebeu questionamentos sobre a privacidade do motorista, como resposta a essa questão, a empresa declarou que as câmeras não irão gravar vídeos ou coletar dados sem o consentimento do usuário. Ela ainda ressaltou que o principal objetivo do sistema é trazer mais segurança as ruas e aos motoristas.
Quer saber mais?
Para saber ainda mais sobre as autoescolas e entender melhor sobre esse mercado, basta continuar acompanhando a nossa página no Facebook e lendo os conteúdos do nosso blog.
Você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124
Conheça o nosso e-condutor
E se a sua autoescola ainda não utiliza o nosso e-condutor, faça seu cadastro em nosso site e teste a nossa ferramenta por 30 dias gratuitamente. Nossa plataforma ajuda no gerenciamento dos CFC’s.