Tudo o que mudou (ou não) na legislação de trânsito em 2019

2019 foi um ano de mudanças para o mercado das autoescolas. Muitas medidas e resoluções afetaram esse segmento. Para acompanhar algumas das principais alterações, confira:

Mudanças no DPVAT

O DPVAT, Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, foi pauta principal de muitas discussões governamentais nos últimos meses de 2019.

No final de novembro, o atual presidente Jair Bolsonaro assinou a MP 904. Essa determinação começaria a valer a partir de 1º de janeiro de 2020 e previa que a união seria a principal responsável por todas as obrigações e pagamentos a cerca do DPVAT.

Mas algumas semanas depois, em 19 de dezembro, o STF, Supremo Tribunal Federal, suspendeu todos os efeitos dessa medida. Esse tema ainda poderá ser discutido novamente no plenário presencial.

Uma outra mudança sobre o DPVAT é a reconsideração do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, sobre a suspensão da redução no valor do Seguro para carros e motos, em 2020. 

Ainda vale ressaltar que quem pagou o seguro de 2020 antes da redução do valor, poderá pedir um reembolso através do site da Seguradora Líder, Administradora do Seguro DPVAT.

Retirada da CNH

Uma outra mudança na legislação de trânsito durante o ano de 2019 foi a atualização da resolução 778 do Contran, Conselho Nacional de Trânsito. De acordo com o novo documento, o processo de retirada da CNH precisou ser alterado.

As novas regras da resolução acabaram com a exigência do uso do simulador, reduziram as horas/aulas obrigatórias e permitiram que o candidato use seu próprio veículo no momento do exame prático, desde que ele não possua mais de cinco anos de uso.

Ainda vale pontuar que essas mudanças não serão válidas para todos os estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a resolução está suspensa, como afirma o Detran local.

Outros projetos

Além dessas grandes mudanças, em 2019 também surgiram outros projetos que afetaram o trabalho das autoescolas. Um deles foi o PL nº 3.781 do Deputado General Peternelli.

Esse texto previa que as aulas de direção pudessem ser realizadas pelo próprio candidato de maneira autônoma, não sendo obrigatório o uso da autoescola para a retirada da CNH.

Um outro PL que afeta direto os CFC’s foi o projeto de lei do Deputado Boca Aberta. Ele previa a concessão da CNH Social, ou seja, a retirada totalmente gratuita da carteira nacional de habilitação a pessoas de baixa renda.

É importante ressaltar que todos esses projetos, as mudanças no DPVAT e na retirada da CNH impactam diretamente na rotina dos CFC’s. Por isso, é essencial estar atento as alterações do mercado e saber como lidar e se adaptar as mudanças e novas regras.

Uma autoescola com profissionais atualizados oferece um melhor atendimento aos seus alunos e futuros clientes, assim sua equipe está apta a tirar dúvidas e realizar um serviço de ótima qualidade. 

Continue acompanhando as mudanças do mercado

Para saber mais notícias e novidades do segmento das autoescolas, continue visitando o nosso blog e as nossas redes sociais. Nossos conteúdos são sempre atualizados. Não perca!

E você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124

Teste grátis o e-condutor por 30 dias!

Aproveite a nossa plataforma online de gerenciamento, o e-condutor. Entre no nosso site e venha testar o nosso sistema por 30 dias gratuitamente. Não deixe de fazer seu cadastro e aceite esse convite.

Durante esse período de teste, você terá acesso a uma série de funcionalidades, como agendamento de aulas, aplicativo para alunos, controle financeiro das contas a pagar e a receber, emissão de contratos e muito mais. Aproveite!




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL