• Página Inicial
  • Blog
  • Se você é um profissional de CFC, precisa ler este texto até o final.

Se você é um profissional de CFC, precisa ler este texto até o final.

Certamente você neste exato momento encontra-se preocupado com o futuro do seu setor, afinal, foram anos de adequações à novas portarias do DENATRAN, resoluções do CONTRAN, exigências do seu DETRAN regional, obrigatoriedade do simulador, recentemente o fim da obrigatoriedade do simulador, uma infinidade de mudanças e por fim a cereja do bolo, o atual presidente defendendo abertamente o fim das autoescolas.

Nós sabemos como você se sente e não ousaríamos em pedir calma, afinal nem eu e nem você vimos alguém ficar mais calmo ao ouvir este conselho. Na verdade, viemos fazer uma análise fria e realista do cenário, por isso recomendamos que você leia este texto até o fim.

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

Diante desse cenário, nós temos três alternativas: agir com ignorância e afirmar é o fim das autoescolas, agir com sabedoria e duvidar ou ser sensato e refletir.

Pode causar espanto dado um primeiro momento, o homem que ocupa o maior cargo executivo no país defender o fim das autoescolas, mas vamos aos questionamentos mais importantes, ele pode? Ele vai?

Antes de um veredito, analisaremos alguns dos fatores que compõem o ambiente de mercado das autoescolas como economia, legislação, política e sociedade, e a partir disto poderemos responder esta pergunta com maior precisão.

ECONOMIA

R$3 BILHÕES de reais, este é o valor que o setor movimenta anualmente na economia de forma direta,  estima-se mais de 300 mil de empregos diretos, além dos indiretos, ao longo do território nacional. Dar fim à um setor econômico e centenas de milhares de empregos não é nem de longe uma medida que visa o progresso de um país e o mais importante para a nossa análise, tem impactos estruturais na economia da forma mais negativa possível.           

LEGISLAÇÃO

O Presidente pode até apoiar o PL 3.781 que visa desobrigar futuros condutores à fazerem as aulas de direção em autoescolas habilitadas, mas existe um caminho extremamente burocrático à ser percorrido por projetos de leis e eles não costumam serem rápidos, existem projetos de lei em tramitação há mais de 20 anos e sem expectativa de aprovação, se quiser entender um pouco mais tem um artigo que explica bem o funcionamento deles: como funciona a tramitação de um projeto de lei.

POLÍTICA

Ligado umbilicalmente ao anterior, é importante ressaltar também que são 1059 Deputados à nível estadual e 513 à nível federal, além dos 81 Senadores, e para que o projeto tenha andamento é preciso que ao menos a maioria esteja de acordo e apoie, isso exige uma movimentação política em busca de apoio e a menos que se trate de uma urgência para o país, o desgaste para andamento de um projeto como este costuma ser grande. É fundamental que você profissional do ramo exerça seu direito como cidadão e acompanhe intimamente as atividades dos deputados em que votou nas últimas eleições para buscar saber o seu posicionamento sobre o tema e até mesmo cobrá-lo formalmente.

SOCIEDADE

Por fim, mas não menos importante, chegamos ao ponto de encontro de todos os fatores anteriores e as funções desempenhadas por uma autoescola: a sociedade. Consideremos o fato que no Brasil à cada 1 hora, 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito, e que nós como nação ocupamos o posto de terceiro maior campeão em acidentes no mundo todo. Entre 2008 e 2016 foram registrados um total de 368 mil pessoas mortas somente em acidentes de trânsito e 1,6 milhões de feridos, que somados custam aproximadamente R3$ bilhões de reais ao SUS. Será que existe vantagem para a sociedade dar fim aos centros de formação de condutores?

Considerações para refletir

Uma eventual mudança que desse fim às autoescolas e sobretudo à exigência de aulas de direção seria um fiasco para o nosso país, representaria um verdadeiro retrocesso em cada um dos pontos que destacamos consequentemente daria frutos ruins à curto prazo. Vale ressaltar ainda que destacamos aqueles tópicos por serem os mais imediatos e estarem mutuamente conectados, mas poderíamos ainda ramificar cada um deles em diversos outros. A discussão é complexa e duradoura, por isso deve ser tratada pelos envolvidos desta maneira.

O caminho do sucesso está sempre em construção

Agora sim podemos pedir calma e dizer, é claro que a classe tem sofrido com as recentes mudanças e a estagnação econômica refletido nos resultados financeiros, mas existe SIM um futuro para as autoescolas e está reservado àqueles que compreendem que o setor está voltado para a educação de trânsito, que saiba que se adequar às necessidades atuais do mercado e ter olhos para a inovação se faz extremamente necessário. Por isso seguimos acreditando e informando, sempre. Compartilhe este texto com outros profissionais, é fundamental que esta mensagem seja disseminada!

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o universo das autoescolas?

Para saber mais informações sobre esta e outras notícias que impactam no setor, basta continuar acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais.

Você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: http://bit.ly/quero-participar-da-lista-exclusiva

Deixe sua opinião nos comentários

Agora você pode comentar em nossas postagens, para fazer um comentário basta estar logado no Facebook, ele ficará visível para todos os outros usuários. Deixe sua opinião para nós ela é extremamente valiosa.




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL