Principais fatores que os alunos buscam na hora de escolher um CFC

Você conhece bem o público que procura a sua autoescola?! O e-condutor fez uma pesquisa para entender quais fatores são mais importantes na hora de escolher um CFC.

Vale pontuar que a pesquisa foi realizada no estado de São Paulo. O método de coleta das informações foi online, por meio do Google Forms. O público foi formado por pessoas que têm interesse em retirar a CNH ou que já estão em processo ativo.

Confira o resultado e saiba quais características priorizar para conquistar ainda mais clientes!

Pergunta 1: Esta é a sua primeira tentativa de tirar habilitação?

Para entender melhor a trajetória dos alunos que buscam o CFC, foi perguntada se essa era a primeira vez que eles tentavam tirar a CNH. O resultado foi o seguinte:

A partir do gráfico é possível determinar que grande parte dos alunos – mais de 60% - nunca contratou uma autoescola anteriormente e essa é a primeira vez que eles tentam retirar a sonhada Carteira Nacional de Habilitação.

Por esse motivo, é essencial que os profissionais da autoescola expliquem todas as etapas do processo aos interessados. Se colocar à disposição para tirar dúvidas e informar outros detalhes pode ser determinante na hora da escolha do CFC.

Pergunta 2: Você acha importante ter habilitação por qual motivo?

A segunda pergunta do questionário tinha como principal objetivo entender por que os alunos buscam a CNH. Descobrir essa razão é fundamental para a estratégia de marketing e venda da autoescola. Confira o resultado:

 

A partir da resposta dos entrevistados foi possível perceber que a principal razão que os leva a tirar a CNH é a comodidade, ou seja, eles enxergam a carteira como uma maneira de ter uma vida mais prática e funcional.

Tendo esse resultado em mente, as autoescolas podem desenvolver estratégias que atinjam esse objetivo. Na hora de fechar a matrícula, ainda é importante que o funcionário da autoescola ressalte o quanto a CNH irá tornar a rotina do aluno mais cômoda.

Pergunta 3: Como você escolheria uma autoescola?

Para entender os critérios levados em conta na hora de determinar a autoescola, foi perguntado como o aluno faz sua escolha. Afinal, quais fatores são mais levados em consideração? Veja o resultado!

 

No gráfico é possível ver que o critério mais escolhido foi “preço x tempo”, ou seja, os alunos priorizam as autoescolas que oferecem ótimas condições de pagamento, mas que também tem o tempo como diferencial.

Em segundo lugar está a “recomendação de amigos”. Esse resultado reafirma a grande importância de os Centros de Formação trabalharem com campanhas de indicação. 

O critério “distância da sua casa” está em 3º lugar. A partir disso, é possível perceber que outros fatores são muito mais relevantes aos alunos do que a localização da autoescola.

Pergunta 4: Desconsiderando a diferença de preços, o que mais você acha importante na hora de escolher uma autoescola?

A 4ª pergunta do questionário foi aberta e pediu para os alunos escreverem o que é importante no momento de contratar o CFC. Vale ressaltar que os entrevistados não puderam citar o preço.

Confira a nuvem de palavras com algumas das respostas dessa pergunta!

Diferentes critérios foram citados nessa pergunta, mas os fatores que mais apareceram foram a qualidade dos instrutores e o tempo do processo. Sem dúvidas, ter profissionais competentes e ágeis são fatores positivos para o CFC.

Pergunta 5: Você consideraria escolher uma autoescola que seja informativa, com aplicativo para o aluno consultar o andamento do processo, consultar as aulas agendadas e seus pagamentos.

Para finalizar o questionário, os alunos responderam se a tecnologia é importante para as autoescolas e se esse fator faz diferença na hora da contratação, ou não. Descubra a resposta!

A grande maioria dos entrevistados - quase 84% - responderam que considerariam escolher uma autoescola que faz uso de um sistema tecnológico, como, por exemplo, o e-condutor.

Esse resultado só confirma a importância de os CFC’s investirem em inovação. Ao contratar o e-condutor, a nossa ferramenta de gerenciamento de autoescola, os alunos terão ao alcance das mãos uma série de funcionalidades e poderão acessar um aplicativo exclusivo.

Ter a nossa plataforma é um diferencial para a autoescola e, de acordo com o questionário, é determinante para que mais alunos contratem o CFC e fechem a matrícula.

Teste grátis o e-condutor!

Estamos oferecendo 30 dias de teste grátis a todos que tiverem interesse em conhecer melhor o e-condutor. Aceite o nosso convite e use todas as funções da nossa ferramenta. Aproveite!

Quer receber dias para a sua autoescola?!

Para saber mais dicas, notícias e novidades do segmento das autoescolas, continue visitando o nosso blog e as nossas redes sociais. Nossos conteúdos são sempre atualizados. Não perca!




Leia também

16 MAI

Emita a LADV direto do sistema e-condutor

A LADV, Licença para Aprendizagem de Direção Veicular, é um documento fundamental para o processo de retirada da CNH. Ela deve ser expedida logo depois da aprovação na prova teórica.

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2021 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL