GOVERNO QUER ACABAR COM EXIGÊNCIA DE SIMULADOR DE AUTOESCOLA

O governo federal pretende rever as exigências para solicitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse   esta quartafeira que pretende acabar com a obrigatoriedade das aulas com simuladores de  direção veicular nas autoescolas e também com o prazo de cinco anos para renovação do documento pelos condutores mais jovens.

As duas medidas foram comentadas pelo ministro na Convenção Nacional da Confederação dos Transportadores Autônomos (CNTA), uma das entidades que lideraram a greve dos caminhoneiros em maio do ano passado. A ideia, segundo o ministro, é reduzir a burocracia e os custos para os trabalhadores do setor e para a população em geral.

“A gente tem uma determinação do presidente Bolsonaro: facilite a vida do usuário, facilite a vida do cidadão. Essa é uma obstinação dele. Não foi por acaso que puxamos o Contran [Conselho Nacional de Trânsito] e Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] para o Ministério da Infraestrutura, que acompanha o dia a dia do setor”, afirmou.

Antes, os dois órgãos eram vinculadas ao Ministério das Cidades (atual Ministério do Desenvolvimento Regional). Sobre a necessidade do simulador, Freitas afirmou que conhece um piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) que não precisou passar por teste com simulador de voo para exercer a profissão.

“Vamos acabar com esse troço. Mas vão dizer que é importante… coisa nenhuma. Isso é para vender hardware e software, só para aumentar custo. É lobby, é máfia. Então, vamos acabar”, reiterou Freitas à plateia de entidades regionais ligadas à CNTA.

Sobre a renovação da CNH a cada cinco anos, o ministro julga desnecessário submeter jovens à renovação neste intervalo de tempo. Freitas informou que outros procedimentos adotados pelos órgãos de regulamentação de trânsito, que também afetam os caminhoneiros, deverão ser revistos. Umas deles é exigência do adesivo do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

“Por que tem que ter o adesivo de RNTRC no caminhão se posso fazer a fiscalização eletrônica, com o cadastro eletrônico? Então, vamos acabar com isso também, porque é mais um custo”, afirmou.

Outra questão que deverá ser revisada pelo governo envolve os serviços de emplacamento. “A gente não quer a máfia de estampadores, nem que a placa represente custo adicional. A gente precisa fazer com que a placa seja um instrumento de segurança, de rastreamento que evite a clonagem, mas não para aumentar o custo ou criar  dificuldades”.

Freitas informou que os próprios processos decisórios dos órgãos de trânsito, recém-transferidos para o Ministério da Infraestrutura, serão revistos. “O Contran emite cem resoluções por ano, sem análise de impacto, sem ouvir a população, sem fazer audiência pública. Vamos acabar com isso”, garantiu.

Fique por dentro de outras novidades desse mercado

Para entender mais sobre o mercado das autoescolas e ficar sabendo de tudo que está movimentando esse segmento, basta continuar acompanhando os conteúdos aqui no blog ou na nossa Fanpage oficial.

Também é possível receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124

Teste gratuitamente o e-condutor

Para os donos de CFC que ainda não usam uma plataforma de gestão de autoescolas, essa é a grande chance. O nosso e-condutor está oferecendo 30 dias totalmente grátis de teste na ferramenta. Faça seu cadastro e aproveite!




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL