Estratégias para evitar a desistência dos alunos

Qual autoescola nunca perdeu um aluno?! Pois é, diferentes motivos podem levar um cliente a desistir da sua CNH. Além de ser um processo longo, retirar esse documento exige motivação e dinheiro.

Para evitar que seu CFC sofra com mais desistências, listamos algumas estratégias. Separamos as dicas de acordo com 3 grandes razões que levam ao cancelamento do contrato, são elas: falta de motivação por parte do aluno, não adequação ao seu instrutor, questões financeiras.

Confira:

  • Desistência por falta de motivação

Converse com o aluno: o 1º passo para evitar uma desistência por falta de motivação é um bate-papo sincero do instrutor com o aluno. Muitas pessoas acabam deixando de tirar a CNH por um trauma ou simplesmente por não visualizar os benefícios da carteira. Por isso, é essencial conversar com o aluno e entender o que está acontecendo.

Fale das vantagens da CNH: depois de conversar com o aluno, vale listar a ele todas as vantagens da Carteira Nacional de Habilitação. Com esse documento em mãos, ele terá mais liberdade, poderá ganhar tempo na locomoção, além de poder ser um grande diferencial profissional.

  • Desistência por não se adequar ao instrutor

Troque o instrutor: cada instrutor tem um jeito de trabalhar e pode ser que o perfil desse profissional não agrade o aluno, caso isso aconteça, é essencial fazer a troca do instrutor rapidamente.

Essa estratégia é fundamental para que o aluno não desista da autoescola e acabe cancelando seu processo de retirada da CNH.

  • Desistência por questões financeiras

Renegocie o preço: também é muito comum que o aluno desista do CFC exclusivamente por questões financeiras, como um desemprego inesperado ou outros imprevistos que afetem seu orçamento.

Para ajudar esse aluno e não perder seu contrato, é importante renegociar o valor. Se possível, a autoescola deve dar um desconto nas suas mensalidades restantes ou até parcelar em mais vezes e, consequentemente, baixar o preço de cada mensalidade.

Vale lembrar que uma pequena redução no custo total do serviço pode evitar um cancelamento de alto valor para a autoescola. Ou seja, é sempre melhor para as finanças do CFC renegociar do que perder um aluno.

E aí, quer mais dicas?

Para saber outras dicas e conquistar ainda mais clientes, continue visitando o nosso blog e as nossas redes sociais. Nossos conteúdos são sempre atualizados. Não deixe de ler!

Ah, você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124

Use o e-condutor por 30 dias grátis!

Sua autoescola já usa o e-condutor? Nossa plataforma de gerenciamento conta com diferentes funcionalidades que otimizam e organizam os serviços do seu CFC, como agendamento de aulas, emissão de carnês, gestão financeira e muito mais.

Para conhecer todas essas funções, aceite o nosso convite exclusivo e venha testar a nossa ferramenta por 30 dias totalmente grátis. Não deixe de fazer seu cadastro no nosso site e aproveite!




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL