• Página Inicial
  • Blog
  • Entrevista exclusiva com Leonardo Cosmo da NSA: Afinal, quais as principais dificuldades em ter uma autoescola?!

Entrevista exclusiva com Leonardo Cosmo da NSA: Afinal, quais as principais dificuldades em ter uma autoescola?!

A equipe do e-condutor conversou com o dono de autoescola, Leonardo Cosmo, e descobriu a opinião desse experiente profissional sobre as principais dificuldades desse mercado no país.

Cosmo atua dirigindo o CFC NSA em Santana do Parnaíba, interior de São Paulo. Sua autoescola oferece diferentes serviços, como primeira habilitação, alteração de categoria, habilitação PCD e aulas para habilitados.

Todos os anos de experiência de Cosmo ajudaram esse profissional a ver de forma mais clara os desafios desse mercado, o impacto do governo no segmento e quais medidas poderiam ser tomadas para tornar as autoescolas mais sustentáveis economicamente.

Cosmo é a favor de medidas mais flexíveis para o segmento. Ele também afirma o quanto os impostos, elevado valor do simular e atuais leis trabalhistas podem atrapalhar o CFC. Confira a entrevista!

 

Em sua opinião, qual é a maior dificuldade em ter uma autoescola no cenário atual?

Leonardo Cosmo: A maior dificuldade de ter uma autoescola hoje em dia é, sem dúvida nenhuma, a resolução 101/16. Eles pedem para termos 2 carros e 2 motos, 2 diretores, 2 instrutores e um espaço físico grande.

Isso atrapalha, pois você precisa ter no mínimo um faturamento de 20 a 30 mil reais, além de ter um giro alto de alunos. Você não tem isenção de IPVA e de imposto algum, mesmo sendo um centro educacional.

Mas acho que tudo isso está começando a mudar com os projetos de lei que estão em processo de aprovação.

O que você acredita que o governo poderia fazer para valorizar mais as autoescolas?

Leonardo Cosmo: Já que o governo quer CNH gratuita, acho que eles poderiam pagar o CFC para ajudarmos os alunos de baixa renda. Uma outra coisa, seria a isenção de alguns impostos e uma liberdade maior no vínculo empregatício.

Você acredita que a saída do simulador trouxe uma melhora no aprendizado do aluno? Qual a vantagem e desvantagem que você vê nesta decisão do governo?

Leonardo Cosmo: Eu nunca tive o simulador, cheguei a pedir, mas ele não chegou à autoescola. Se o simulador não fosse tão caro para a autoescola, ele seria sim viável, mas por ser muito caro e pela necessidade de um número específico de aulas, ele acaba encarecendo muito para os alunos.

Por todos esses motivos, as autoescolas acabam não conseguindo pagar os boletos. Se o valor não fosse tão alto, aí seria mais viável.

 

Cosmo ainda complementa que o ideal, na percepção dele e de outros profissionais com os quais conversou, seria o curso teórico de uma semana, somente 1 diretor por CFC, isenção do IPVA, taxa única para tirar a CNH, a não exigência da renovação anual e a liberdade para a autoescola fazer o pré-cadastro do aluno no agendamento médico e psicológico.  

Ele ainda sugere a obrigatoriedade de um mínimo de aulas práticas, como 5, por exemplo. Caso o aluno sinta necessidade ou desejo de fazer mais aulas, o pagamento adicional poderia ser feito. Isso diminuiria o valor da CNH e reduziria o tempo para retirada da carteira.

Cosmo ainda aponta outras sugestões, como a substituição das aulas obrigatórias atuais para 5 aulas nas aulas práticas mínimas, para que seja possível que mais alunos poderem alcançar sonho de obter a CNH. Seria mais barato para alunos de baixa renda e mais viável o processo incentivando assim um maior fluxo de alunos nas autoescolas

Quanto ao tempo de utilização dos veículos, ele afirma que seria interessante que os automóveis pequenos pudessem ser usados pela autoescola por 10 anos e os grandes durante 2 décadas.  

Ele ainda alerta sobre a importância de limitar a quantidade de CFC por número de habilitantes, assim como acontece com outras instituições, como os cartórios, e diz o quanto seria benéfico a permissão para a contratação de Instrutor MEI, ou seja, no regime de Microempreendedor Individual. Assim, o profissional poderia receber por aula.

Para finalizar, Cosmo aponta que o Detran deveria desenhar uma tabela de preços, com o valor mínimo e máximo que pode ser cobrado por cada autoescola para a retirada da CNH.

Continue acompanhando as notícias do segmento

Para ler outras entrevistas, notícias e lançamentos do mercado das autoescolas, não deixe de acompanhar os conteúdos publicados aqui no nosso blog e na nossa rede social.

Vale lembrar que você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil:

 https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124

Teste grátis o e-condutor por 30 dias!

Aproveite a nossa plataforma online de gerenciamento, o e-condutor. Entre no nosso site e venha testar o nosso sistema por 30 dias gratuitamente. Não deixe de fazer seu cadastro e aceite esse convite.




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL