• Página Inicial
  • Blog
  • DETRAN suspende autoescola no interior de SP por estelionato e falsidade ideológica

DETRAN suspende autoescola no interior de SP por estelionato e falsidade ideológica

Na primeira quinzena de março, uma autoescola do município de Várzea Paulista, cidade a pouco mais de 60 km da capital paulista, foi flagrada cometendo diferentes ações irregulares.
 

Veja mais sobre o caso

O Detran-SP, Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, estava realizando uma ação de fiscalização em um CFC, até que percebeu que a autoescola estava cometendo falsidade ideológica e estelionato. Crimes graves e que preveem pena.

Segundo os agentes, eles perceberam que duas das aulas da categoria B que estavam em andamento no sistema e-CNH, não estava realmente acontecendo, já que os carros estavam estacionados no local.

Ainda de acordo com os próprios agentes, os instrutores e alunos registrados nas aulas em questão, nem sequer estavam presentes na autoescola no momento dessa verificação.

É importante ressaltar que o sistema e-CNH foi pensado justamente para verificar e rastrear todas as etapas de habilitação dos alunos, desde a presença nas aulas teóricas até a conclusão do processo e a emissão do documento.
 

Suspensão preventiva e processo administrativo e criminal

Depois dessa verificação por parte dos agentes, a autoescola foi citada em um boletim de ocorrência e deve responder a dois crimes: falsidade ideológica e estelionato. A previsão de pena é de reclusão de 2 a 12 anos + multa e 1 a 5 anos + multa, respectivamente.

Além disso, o CFC precisará suspender as suas atividades de forma preventiva durante 30 dias e irá responder a um processo administrativo diretamente no Detran. Dependendo da determinação, a autoescola poderá ser descredenciada.

De acordo com a Constituição Federal, o CFC poderá, por direito, contar com uma defesa antes que o processo seja concluído.
 

Denuncie outras irregularidades

Se você perceber que outra autoescola também está fazendo processos ilegais, vale enviar uma denúncia direto à ouvidoria do Detran. Lembrando que todas as informações denunciadas são sigilosas.
 

Saiba mais notícias sobre as autoescolas

Para receber outras notícias do segmento das autoescolas e saber mais informações desse mercado, basta acompanhar continuamente o nosso blog e a nossa página oficial no Facebook.

O interessado também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124

Já conhece o nosso e-condutor?

Para quem ainda não conhece o e-condutor, chegou o momento de descobrir a nossa ferramenta. Teste grátis a nossa plataforma por 30 dias e veja na prática todas as funcionalidades disponíveis.

 




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL