O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) autorizou que as autoescolas façam aulas teóricas pela internet e que os alunos retomem práticas de direção veicular, seguindo recomendações para evitar o contágio do novo coronavírus.
As aulas foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná tem 2.063 casos de Covid-19 e 119 mortes causadas pela doença.
De acordo com o Detran-PR, as autoescolas poderão oferecer aulas teóricas pela internet enquanto durar a emergência em saúde pública causada pela pandemia.
Os exames técnico-teóricos também serão retomados a partir de hoje, segundo o órgão. Os exames serão feitos com restrições, como o uso de máscaras e distanciamento.
Desde segunda-feira (11), as autoescolas também estão autorizadas a voltar com as aulas práticas de direção. O órgão também emitiu recomendações para o retorno das aulas.
No caso das aulas práticas, instrutor e aluno devem utilizar máscaras e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes da aula. As autoescolas também precisam disponibilizar álcool em gel dentro dos veículos.
As janelas dos automóveis precisam permanecer abertas. Alunos que estão praticando direção de motocicletas e ciclomotores devem usar capacete próprio.
Os veículos também precisam ser higienizados ao fim de cada aula, de acordo com o Detran-PR. Os exames práticos serão retomados a partir do dia 25 de maio.
O Detran-PR informou que carteiras de habilitação que venceram a partir do dia 19 de fevereiro estão com o prazo de renovação suspenso por tempo indeterminado.
O órgão também ampliou o tempo para conclusão do curso para primeira habilitação, de 12 para 18 meses.
Alguns serviços do Detran-PR foram disponibilizados pela internet, como a solicitação de renovação da Carteira Nacional de Habilitação e a emissão Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Os serviços podem ser acessados no site do órgão.
Foto: Divulgação/Aen