O trânsito faz parte da rotina de todas as pessoas, sejam elas condutores, passageiros ou pedestres. Mas se engana quem pensa que esse tipo de ambiente é seguro e isento de riscos.
Segundo as informações da Organização Mundial da Saúde, a OMS, em 2017, o trânsito foi a segunda maior causa de morte entre os adolescentes de 10 a 19 anos, sendo superado apenas pela violência interpessoal.
Mas por que o trânsito causa tantas mortes?
O trânsito é um ambiente muito perigoso por diferentes motivos. Mas a principal razão é, sem sombra de dúvidas, a imprudência de um número elevado de motoristas que circulam pelas vias nacionais.
De acordo com o estudo feito pelo Ministério de Transportes, Portos e Aviações, 53,7% dos acidentes são causados por pura negligência dos condutores, ou seja, por falha humana.
Quando foi analisado melhor esses números, pôde-se notar que 30,3% dos acidentes são motivados por desrespeito às leis de trânsito e os outros 23,4% ocorrem por falta de atenção dos motoristas.
Se convertermos essas porcentagens em mortes, entre os anos de 2007 a 2016, quase 40 mil pessoas morreram por negligência, enquanto mais de 270 mil ficaram feridas nesse mesmo período.
Entenda o que é desrespeito às leis e falta de atenção
Quando falamos em despeito às leis de trânsito, pode-se entender diferentes fatores, como velocidade incompatível com a via, ultrapassagem indevida, ingestão de álcool, desobediência a sinalização e falta de distância de segurança.
Já quando falamos de desatenção, é importante citar, por exemplo, motoristas que perdem o foco no trânsito ao dirigir por usar, por exemplo, um celular. Também é importante destacar inúmeros acidentes causados por motoristas que acabam adormecendo ao volante.
E como combater esses números e esses fatores?
Para diminuir esse número de mortos e feridos, os órgãos responsáveis apostam em campanhas de conscientização. Nesse ano em especial, o Maio Amarelo contará com o tema “No Trânsito, o sentido é a vida”.
O principal objetivo desse mote é fazer com que os motoristas analisem sua maneira de conduzir e passem a discutir o que cada um pode fazer diariamente para ter um trânsito mais seguro e menos violento.
Quer acompanhar mais o Maio Amarelo?
Para saber ainda mais sobre a campanha do Maio Amarelo é só acompanhar continuamente a nossa Fanpage oficial e ler todos os conteúdos publicados aqui no blog.
Lembrando que você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124
Você já usa o nosso e-condutor?
Para quem ainda não utiliza a melhor plataforma de gestão de autoescolas, essa é a chance perfeita. O nosso e-condutor está oferecendo 30 dias totalmente grátis de teste aos interessados. É só fazer o cadastro no site e aproveitar.