Na última quinta-feira, dia 18 de julho, aconteceu a Reunião Regional São José dos Campos. O evento foi promovido pela Sindautoescola SP e a equipe do e-condutor marcou presença.
Esse encontro está acontecendo em diferentes locais e o principal intuito é discutir as recentes mudanças do mercado, focando naquelas com grande impacto, além de falar das perspectivas do segmento.
É importante mencionar que só no Vale do Paraíba existem 254 autoescolas, ou seja, entender as modificações desse setor é fundamental para a economia da região e de cidades próximas.
Reajuste salarial
Um dos primeiros assuntos discutidos no encontro foi o reajuste salarial. O sindicato recomendou que as autoescolas localizadas no estado de São Paulo, aplicassem uma correção salarial de 5,07%. Além disso, foi apresentado uma tabela com os salários médios para cada profissional que atua nesse mercado.
Cenário Estadual
Um outro assunto que foi muito mencionado no encontro foram as tratativas do sindicato junto ao Detran de São Paulo. Entre elas, pode-se mencionar as quatro principais: o agendamento eletrônico do exame teórico-técnico, o curso gerencial promovido pela Escola Pública de Trânsito (EPT), o índice de aprovação e a proposta de adequações da Portaria 101/16.
Avaliação das autoescolas da região
O sindicato também aproveitou a reunião para mostrar que o Detran lançou um novo sistema de avaliação subjetivo e que tem como objetivo entender o mercado das autoescolas e qualificá-lo.
Em contrapartida, o sindicato lançou uma avaliação dos serviços prestados pelo Detran. A ideia é que as autoescolas possam responder o questionário e propor melhorias ao órgão.
Cenário Nacional
As mudanças nacionais também não poderiam ficar de fora da reunião. Foram discutidas as propostas levantadas pelo Governo Federal, Contran e Denatran. Todas afetam diretamente a rotina da autoescolas.
Quanto ao governo federal, o sindicato deu atenção ao Projeto de Lei nº 3267 de 2019 e que foi apresentado pela equipe do Presidente Bolsonaro.
O Sindicato também aproveitou para citar o Projeto de Lei nº 3781/2019, do Deputado Federal General Peternelli (PSL/SP), que propõe o fim das autoescolas e uma nova maneira de formar os futuros condutores.
Também foi citado o Projeto de Lei da Câmara 29/2018 que dispensa a exigência de habilitação na categoria D para o exercício da atividade de instrutor de trânsito. Essa PLC ainda está aguardando sanção presidencial.
Quanto ao Contran, a reunião mencionou a Resolução 778. Ela foi publicada em 17 de junho de 2019. Esse documento visa modificar uma série de fatores, como tornar o simulador facultativo, reduzir a exigência mínima das aulas noturnas e muito mais.
Futuro das autoescolas
Depois de apresentar todas essas informações, o sindicato aproveitou para discutir com os profissionais da área sobre o futuro do mercado. Quais medidas podem ser tomadas para melhorar o setor e trazer mais oportunidades.
Continue acompanhando as novidades do segmento
Para continuar acompanhando as novidades, notícias e lançamentos do mercado das autoescolas, leia o conteúdo que é publicado aqui no nosso blog e na nossa Fanpage oficial.
Continue acompanhando
Você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124
Teste grátis o e-condutor
Já imaginou tornar a rotina da sua autoescola muito mais organizada, produtiva e eficiente? Conte com a ajuda da nossa plataforma de gerenciamento, o e-condutor, e torne seu CFC ainda melhor.
Aproveite o nosso convite especial e venha testar o nosso sistema por 30 dias totalmente grátis. Faça seu cadastro em nosso site e comece a usar o e-condutor agora mesmo!