Como montar uma autoescola?

Está pensando em montar uma autoescola e ter sucesso neste segmento? Para te ajudar, o e-condutor listou as principais etapas necessárias e reuniu algumas dicas para abrir o seu próprio CFC. Confira:

1º: Procure o órgão responsável

Antes de começar a planejar a abertura da autoescola, visite os órgãos responsáveis desse setor, como Denatran e Detran. Eles saberão indicar perfeitamente cada uma das etapas para essa abertura.

Esse processo é fundamental, já que as fases de abertura podem variar de acordo com cada estado ou região. Também é importante conferir mais informações no site do Sebrae: bit.ly/Sebrae_Autoescola

2º: Estude o mercado

Feito a visita aos órgãos, chega o momento de estudar o mercado. É essencial fazer um planejamento sobre esse segmento na sua cidade e bairro. Veja qual localização está mais apta para ter esse serviço, procure o espaço que vai receber a autoescola, escolha bem o ponto e a localização, é ideal que esteja bem localizado. Entenda o público-alvo do futuro CFC e acompanhe os seus concorrentes.

Um bom planejamento é uma das etapas mais importantes para o sucesso de uma autoescola. Uma boa e valiosa dica é montar um Plano de Negócios, nele você tornará cada etapa do desenvolvimento da ideia muito mais visível e elaborada.

3º: Processos burocráticos

OK, você já entendeu o mercado e decidiu os detalhes da abertura do CFC. Agora, é hora de começar o processo burocrático. Assim como qualquer nova empresa, a sua autoescola também precisará ser registrada em algumas organizações, como:

  • Junta Comercial;
  • Corpo de Bombeiro;
  • Prefeitura municipal;
  • Secretaria da Receita Federal;
  • Sindicato patronal;
  • Entre outros.

A quantidade de órgãos que precisam receber os documentos da autoescola é grande, por isso, essa etapa é a mais burocrática por isso demanda um maior investimento, em tempo e capital.

4º: Estrutura do CFC e equipe

Depois que você já definiu todos os detalhes para a abertura da autoescola, chega o momento de deixar o ambiente do CFC adequado para receber os alunos. É nessa hora que você deve decorar o espaço, investir nas estruturas necessárias, como veículos, computadores e mesas, e contratar os funcionários. Cada um dos pontos deve ser muito bem analisado.

Também é fundamental já contratar um sistema de gerenciamento, assim, seu CFC estará organizado desde o início, sem contar que ter uma ferramenta dessas é essencial para a rotina da autoescola.

Investimento

O valor inicial de investimento varia muito de acordo com cada estado, localização e porte da autoescola.

Outro fator que pode influenciar nisto é a quantidade de automóveis comprados por cada nova autoescola. Além disso, é importante considerar o gasto inicial com os instrutores, aluguel ou compra do espaço e documentação.

Já que é preciso de um investimento inicial para abrir uma autoescola, o sistema e-condutor, nossa ferramenta de gestão para autoescola, criou condições especiais para os empresários que querem ingressar nesse mercado e precisam de uma ferramenta que centralize toda a gestão em um só ambiente, além de causar uma boa impressão para novos alunos. Confira:

Sem burocracia de adesão, fácil configuração, treinamento e qualificação antecipados, em poucas horas o sistema pronto

Aproveite essa oportunidade, exclusiva para futuros donos de autoescola.
CLIQUE AQUI E APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE

Quer saber mais sobre o segmento das autoescolas?

Para continuar acompanhando esse mercado, visite regularmente o nosso blog e leia os conteúdos publicados aqui e na nossa Fanpage oficial.

Você também pode receber gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: http://bit.ly/quero-participar-da-lista-exclusiva




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL