Alunos que chegam atrasados para abrir aula, como lidar?

Um problema rotineiro e muito prejudicial às autoescolas é o atraso por parte dos alunos. Em alguns casos, a aula acaba sendo cancelada e remarcada para um novo dia e horário.

Para entender melhor como lidar com esses atrasos, listamos algumas dicas práticas e muito funcionais a rotina do CFC. Confira!

Conscientize seu aluno: o primeiro passo para diminuir os atrasos é conscientizar todos os alunos sobre a importância da pontualidade para a autoescola e para o próprio condutor. A dica é já conversar com os matriculados no momento da assinatura do contrato.

Além de atrapalhar todo o cronograma do CFC, os atrasos constantes podem acabar prejudicando o aprendizado do aluno e, consequentemente, o seu desempenho na hora da prova prática.

Taxa de aula avulsa ou reagendamento: outro fator que ajuda a diminuir a quantia de alunos atrasados é a taxa de aula avulsa. Esse valor também pode ser cobrado em caso de reagendamento por motivo de atraso.

Para que o aluno não chegue depois do horário marcado, vale instituir uma regra que prevê perda financeira para esse condutor. Essa cobrança adicional pode causar desconforto no aluno e fazer com que ele chegue sempre no horário da aula marcada.

Tolerância de 5 minutos: também é importante estabelecer uma tolerância máxima para o início das aulas. Uma dica é dizer aos alunos que eles só poderão fazer a aula caso cheguem no horário ou até 5 minutos depois do previsto.

Uma demora maior do que essa não poderá ser aceita pela autoescola e pelo instrutor.

Use o e-condutor: para facilitar a rotina do CFC também vale contar com a ajuda do e-condutor. O nosso sistema de gestão de autoescolas só permite que uma aula seja aberta até 9 minutos depois do previsto.

Ou seja, caso o aluno chegue mais tarde, sua aula nem poderá ser aberta na ferramenta, o que acabará forçando esse condutor a remarcar o horário.  

Aulas noturnas

É muito importante alertar que as aulas abertas a partir das 17h15 são consideradas noturnas. Ou seja, caso o aluno atrase muito, ele pode acabar perdendo uma aula diurna, o que é extremamente prejudicial e pode atrasar sua formação.

Teste grátis o e-condutor!

Para usar a funcionalidade que boqueia a abertura das aulas atrasadas, teste grátis a nossa plataforma por 30 dias. Você terá um mês para conhecer os diferenciais e vantagens da nossa plataforma

Além dessa função, você ainda terá acesso a muitas outras ferramentas, como emissão de contratos, aplicativo exclusivo para alunos, controle financeiro, agenda online e muito mais. Aproveite!

Entenda mais sobre o mercado

Para acompanhar as tendências, notícias e novidades do segmento especializado em autoescolas é muito simples. Você só precisa ler os conteúdos do nosso blog e da nossa Fanpage.




Leia também

16 MAI

Emita a LADV direto do sistema e-condutor

A LADV, Licença para Aprendizagem de Direção Veicular, é um documento fundamental para o processo de retirada da CNH. Ela deve ser expedida logo depois da aprovação na prova teórica.

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2021 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL