De acordo com os dados gerados a partir de pesquisas recentes, a principal causa de morte entre os jovens brasileiros é, infelizmente, os acidentes de trânsito. Ainda segundo a análise, os mais afetados são os jovens economicamente ativos.
No primeiro semestre de 2018, a faixa etária que mais sofreu foram justamente os motoristas que tem de 18 a 34 anos. Ao todo, foram mais de 42 mil indenizações pagas a esses pacientes.
Quais as causas desses acidentes?
Esses sinistros são motivados pelos mais diferentes motivos, entre os principais pode-se mencionar o desrespeito às leis estabelecidas para o trânsito, uma grande porcentagem dos acidentes são causados pela alta velocidade.
Além disso, ainda é uma causa muito comum a falta de atenção por parte dos condutores e o uso proibido dos celulares enquanto o motorista dirige seu carro ou a sua moto.
Ainda é importante mencionar o uso do álcool antes de dirigir. Mesmo depois da implementação da rigorosa lei seca, muitos motoristas se arriscam e dirigem alcoolizados.
E como a autoescola pode atuar no combate a esses números?
Para que esses números negativos diminuam, é muito importante que as autoescolas ajudem a sociedade, já que são elas as principais pontes entre os novos motoristas e o trânsito.
E para ajudar todas as autoescolas nesse serviço social tão importante, listamos algumas dicas, confira quais são elas e não deixe de implementar essas ideias no seu CFC:
Campanhas de conscientização: uma das estratégias mais poderosas para diminuir os acidentes de trânsito é, sem dúvidas, a conscientização. Ações como essa podem ser feitas pelas autoescolas.
É importante que o CFC se comprometa com seus alunos, oferecendo informações sobre os riscos de trânsito e como evitar os acidentes nas vias do país. Pequenas dicas podem salvar a vida desses condutores.
Bate-papo com o instrutor: também é muito importante que durante as aulas práticas da autoescola, os instrutores conversem com seus alunos e alertem sobre os riscos de uma condução perigosa.
Não seguir a legislação e dirigir de forma irresponsável pode acabar afetando o próprio motorista e terceiros, como outros condutores e até pedestres, dependendo do tipo de sinistro.
Quer saber mais notícias e novidades?
Receba gratuitamente os nossos conteúdos através do celular. Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp, clique no link abaixo, nos envie uma mensagem dizendo “SIM” e receba em primeira mão todas as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil: http://bit.ly/quero-participar-da-lista-exclusiva
Também é possível acessar todos os nossos textos através desse blog e por meio da nossa Fanpage oficial. São apenas alguns cliques e diferentes conteúdos sobre as autoescolas.
Teste gratuitamente o e-condutor
Não deixe de conhecer e testar de forma grátis a melhor ferramenta de gestão das autoescolas, o nosso e-condutor. São inúmeras funcionalidades por um ótimo custo-benefício. Acesse o site e saiba mais!