O objetivo de todas as autoescolas que almejam o sucesso é motivar os funcionários para que eles ofereçam um serviço diferenciado e de qualidade aos alunos. Mas como fazer isso?
Uma das maneiras mais eficientes de incentivar a equipe de um CFC é por meio de uma cultura organizacional forte e que seja passada continuamente para os novos instrutores.
O que é cultura organizacional?
Pode-se entender como cultura organizacional todos os valores, princípios, crenças, políticas e comportamentos comuns em uma autoescola e entre o time que trabalha naquele local.
Ter uma cultura organizacional fortificada acaba unindo a equipe e trazendo um sentimento de pertencimento para os funcionários.
Mas minha autoescola tem uma cultura organizacional?
Sim, todos os CFC’s têm uma cultura já enraizada e ela pode ser positiva ou negativa. Para identifica-la, basta que o dono da autoescola comece a observar os comportamentos repetitivos e diários da sua equipe.
Entre os tipos de culturas organizacionais, pode-se citar algumas:
Cultura da culpa: as empresas que possuem equipes que pregam essa cultura acabam tendo funcionários que visam culpar seus companheiros quando um problema acontece, ao invés de resolvê-lo.
Cultura do poder: empresas que monopolizam o poder e a liderança em uma única pessoa, como, por exemplo, o dono do CFC. Ter esse tipo de comportamento acaba causando submissão extrema na equipe.
Cultura de inovação: corporações que buscam a contínua atualização dos seus serviços, estimulando que os funcionários inovem e tragam mais modernidade para o ambiente de trabalho.
E tem como modificar a cultura já existente no CFC?
Caso a autoescola tenha costumes que não impactam de maneira positiva no CFC, é importante que a sua cultura seja revista, reavaliada e se modifique. Essa transição traz maiores resultados a longo prazo.
Para iniciar a mudança da cultura é importante deixar a mensagem clara do que o dono da autoescola espera dos seus funcionários. Também é importante que o responsável pelo CFC sirva de exemplo para a equipe.
Outro ponto fundamental é que depois de modificar a cultura organizacional, é essencial que durante as novas contratações, as pessoas sejam avaliadas e só chamadas se tiveram compatibilidade com os costumes daquele ambiente.
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