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Nesta sexta-feira, 15 de setembro, é celebrado o Dia do Cliente. E para comemorar esta data, nada melhor que analisar e melhorar as estratégias de atendimento da sua autoescola.
<strong>Mas por que o atendimento é tão importante?</strong>
Diferentes estudos apontam que uma porcentagem elevada de clientes não volta a determinada loja, pois não foi bem atendido pelos colaboradores que trabalham no local, ou seja, o atendimento pode ser um fator determinante para uma venda futura.
Além disso, um cliente insatisfeito também traz uma série de malefícios a marca, como uma recomendação negativa para seus amigos e familiares, fator prejudicial para todas as empresas.
<strong>Dicas para atender melhor</strong>
E já que o atendimento é tão importante, separamos algumas dicas simples e essenciais para melhorar a forma como você e os funcionários do seu CFC atendem os seus clientes. Veja:
<strong>Impressione já no primeiro contato:</strong> É importante sempre lembrar que a primeira impressão pode ser determinante para conquistar ou não um consumidor. Por isso, é fundamental que a equipe do seu CFC esteja sempre adequada para receber os possíveis clientes.
Vale pontuar que a roupa e maquiagem dependem muito do padrão e estilo de cada autoescola, mas o mais importante e recomendando é não exagerar no traje ou nos acessórios.
<strong>Não esqueça da apresentação:</strong> Outro fator essencial é a apresentação. Grande parte dos clientes não conhece os funcionários da empresa, por isso, antes de qualquer atendimento, é indicado falar seu nome e se colocar à disposição para um possível questionamento ou dúvida do consumidor.
<strong>Entenda o seu consumidor:</strong> Existe uma técnica conhecida como “Silêncio de ouro” e, basicamente, ela explica que depois da apresentação, é necessário dar um tempo para o seu consumidor.
Deixe que o cliente fale, assim, você poderá conhecê-lo melhor e posteriormente terá a chance de oferecer aquele produto ou serviço que mais atende a necessidade e desejo do consumidor.
<strong>Lembre-se do espelhamento:</strong> Uma outra técnica bastante eficaz é o espelhamento. Basicamente, o vendedor ou funcionário da autoescola visualiza o comportamento do cliente e tenta reproduzir ações e gestos.
Essa técnica tem como principal objetivo estabelecer a aproximação entre o vendedor e o cliente.
<strong>Dê tempo e distância ao interessado:</strong> Por último, também é necessário alertar que toda tomada de decisão, como a contratação de um serviço, leva tempo. Por isso, é necessário deixar que seu cliente tome a decisão com calma. O mais indicado é não ficar muito próximo ou junto do consumidor, já que isso pode fazer com que ele se sinta pressionado com a situação.
<strong>Melhore cada vez mais o serviço da sua empresa</strong>
Além do atendimento interpessoal, também é importante investir em ferramentas que facilitem e tragam praticidade para o serviço do seu CFC. E se você está em busca de um sistema de gerenciamento de qualidade, a melhor opção é, sem dúvidas, o e-condutor.
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