Bateram no meu carro, e agora?

De acordo com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, só no primeiro semestre de 2016 foram registrados mais de 94 mil acidentes de trânsito no Estado de São Paulo, entre colisões, choques e atropelamentos.

Um acidente de trânsito é algo que ninguém espera ou deseja, mas, caso aconteça, é preciso manter o controle e saber como proceder. Alguns passos são essenciais para que você preserve seus direitos e cumpra seus deveres quando ocorre a inesperada colisão.

Verifique a existência vítimas, essa certeza definirá como proceder em cada caso.

<strong>Acidente com vítimas</strong>

Mesmo que não exista gravidade, o primeiro passo é sinalizar a área, providenciar imediatamente socorro ou atendimento especializado para as vítimas e avisar a autoridade de trânsito.

<strong>Telefones úteis</strong>

- Polícia militar 190

- Polícia Rodoviária Federal 191

- Corpo de Bombeiros 193

Nesse caso, é imprescindível que o condutor permaneça no local da ocorrência, <em>sem alterar o posicionamento dos veículos envolvidos</em>.<strong> </strong>

<strong>ATENÇÃO: </strong><em>“Prestar socorro é obrigação do motorista e está previsto no artigo 176 do Código de Trânsito Brasileiro. A falta de atendimento, além de crime de omissão de socorro previsto no artigo 135 do Código Penal é considerada infração gravíssima e as penalidades são sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, multa de R$ 957,70 e suspensão do direito de dirigir”</em><strong> </strong>

<strong>Acidente sem vítimas</strong>

Em caso de acidente sem vítima, é necessário a retirada dos carros envolvidos da via, o mais rápido possível.

<strong>ATENÇÃO:</strong> <em>Deixar o veículo envolvido em acidente sem vítima, no local da batida obstruindo a circulação, constitui infração média</em>.

Nesse caso de acidentes sem vítimas, não é necessário acionar a autoridade de trânsito, mas é importante fotografar os danos, anotar as placas dos veículos envolvidos, nome da rua, número do imóvel mais próximo ao acidente e nomes de eventuais testemunhas.

Depois, deve-se dirigir à Delegacia de Acidente de Trânsito ou à delegacia mais próxima para registrar a ocorrência, levando documentos de porte obrigatório e as referidas testemunhas. Ainda há a possibilidade de registrar o fato por meio da Delegacia Online.
<h3>Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp,</h3>
Clique no link abaixo, nos envie uma mensagem e receba em primeira mão todas, as notícias e dicas das Autoescolas do Brasil. <a href="https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124">https://api.whatsapp.com/send?phone=5512981520124</a>

Escrito por: Alberto Marques

[metaslider id=16855]

FONTE: Portal do Trânsito / Detran PB / Ultimo segundo IG

<strong> </strong>

&nbsp;




Leia também

07 DEZ

O aluno chegou com 10 minutos de atraso, cobro a aula?

Todas as autoescolas sofrem com um problema em comum: o atraso dos alunos. E além de ser algo muito prejudicial, essa falta de comprometimento com o horário também costuma gerar dúvidas entre os donos do CFC.

04 MAR

O que fazer se meu aluno bater o carro da autoescola?

Todos que conduzem um veículo estão propensos a sofrer um acidente de trânsito. Diferentes cuidados ajudam a minimizar os riscos, mas eles ainda existem e podem causar transtornos para o condutor e para o pedestre.

18 ABR

Aula de moto na chuva: somos obrigados a dar?

Uma das dúvidas frequentes entre os alunos e instrutores de CFC é a obrigatoriedade das aulas de moto durante dias chuvosos. Afinal, o que as autoescolas devem fazer? Para responder essa pergunta e sanar de vez essa questão, confira o nosso texto!

O melhor sistema para Autoescolas

Endereço

Av. Dr Altino Bondersan, 500 - Pq Tecnológico - CE I - Sala 108 Eugênio de Melo - CEP 12.247-016 - São José dos Campos - SP

E-mail

comercial@anovasistemas.com.br

Telefone

(11)  4063-6310
e-condutor 2024 © Todos os direitos reservados - Desevolvimento por PENTAXIAL