Você tem acompanhado a evolução das oportunidades dentro do seu processo comercial? As vendas da sua autoescola devem ser medidas nos detalhes e os processos melhorados constantemente.
Dentro do processo comercial existem três fases principais:
<strong>1 – Atrair: Como estou fazendo para trazer oportunidades para minha autoescola? Quais são os canais de vendas que eu utilizo? </strong>
Você pode utilizar de blogs corporativos como método de atração dos seus clientes, disponibilizando um conteúdo de valor e que tenha aplicabilidade no cotidiano do seu futuro aluno. Normalmente esse cliente em potencial sempre tem uma “dúvida” ou um “desejo” a ser atendido.
Você, como dono de autoescola, sabe que a maioria dos seus clientes são <strong>jovens que estão em busca de liberdade</strong>. Trabalhe este tema no intuito de despertar o instinto humano da liberdade, inserindo seu produto “primeira habilitação” na comunicação da sua autoescola. Sem dúvidas, através destes temas que podem ser abordados em textos do seu blog corporativo ou até mesmo nos posts do facebook serão de grande engajamento do seu público. Estas ações tem o objetivo de <strong>adequar o que você vende com o que seu público busca</strong>. A venda será consequência de uma comunicação enxuta, eficaz e de valor.
<strong>2 – Relacionar: De que forma estou mantendo meu relacionamento com o cliente? Telefone, e-mail, sms, redes sociais?</strong>
<em>“Não basta somente colher as flores no campo, é necessário coloca-las em um belo vaso e dar-lhes água para que elas não pereçam”</em>
Partindo deste princípio básico, levantamos as seguintes questões:
- Como você se relaciona com seu cliente?
Lembre-se, toda a fase de “atração” ou “conquista” acabou, mas isso não significa que os mesmos esforços de conquista e atração terão que se acabar. A sua relação com o cliente é como um casamento, existe a fase do namoro e depois do comprometimento de uma relação duradoura. Você é responsável por manter uma relação saudável. Estas são pequenas ações que você tem que fazer no dia-a-dia da autoescola.
Oriente sua equipe e faça reuniões semanais explicando a importância do relacionamento com os clientes, alimentando sua equipe na gentileza e no bom trato.
A sinergia interna da empresa se expandirá para seus clientes e será notório como o ambiente mudará.
<strong>3 – Fechar: Como está sendo o fechamento, tipos de acordo, contratos, forma de pagamento, bônus?</strong>
O cliente de autoescola, em especial o que está tirando a primeira habilitação, foca em dois tópicos importantes.
<ul>
<li>Quais são os carros disponíveis <em>(modelos, marcas, direção hidráulica, ar condicionado)</em></li>
<li>Agendamento <em>(tempo que levará para agendar o carro preferido)</em></li>
</ul>
É muito importante para você, dona (o) de autoescola, entender esta preocupação do aluno, pois ele está focado nas <strong>AULAS PRÁTICAS</strong>. Esta é a “cereja do bolo”, o serviço mais desejado que você irá dispor ao seu aluno, então, oriente semanalmente sua equipe de atendimento. Entenda como está o andamento e o agendamento dos seus veículos e para isso é importantíssimo ferramentas adequadas, como o sistema e-condutor.
É imprescindível que a gestão da sua autoescola esteja ajustada e enxuta, pois, se você vende um serviço ruim e não cumpre o que você prometeu no ato do fechamento de venda você irá sofrer futuramente com reclamações nas redes sociais e nos portais de reclamações do consumidor, retirar uma avaliação ruim no meio digital é extremamente difícil.
Segundo o conceito de Philip Kotler “<strong><em>um cliente insatisfeito conta para 11 outras pessoas” </em></strong>porém hoje, com as redes sociais, ele contará para centenas de pessoas. Por isso que nos dias de hoje, a gestão e o atendimento são de extrema importância para a saúde financeira da sua autoescola.
Com os processos listados acima, é possível você gerir e garantir a qualidade do seu processo comercial.
Avalie como o seu processo está hoje e defina metas de como você quer que esteja daqui um determinado período.
Trabalhe em cima dos seus objetivos e faça acontecer... não se esqueça, conte com o e-condutor para te auxiliar no controle de gestão da sua autoescola.
Escrito por: Nathália Carvalho
Adaptado por: Alberto Marques
[metaslider id=16861]