A capacidade intelectual do ser humano atualmente está classificada em oito inteligências: comunicação, raciocínio lógico, noção de espaço, coordenação motora, autoconhecimento e compreensão, relacionamento, se situar no meio ambiente e a distinção e interpretação dos sons. A habilidade de dirigir ou pilotar exige do motorista a utilização de todas.
O cérebro comanda tudo. Ao aprender a dirigir corretamente estamos automatizando processos e reações, quem aprende certo, automatiza certo e quem aprende errado, automatiza errado. É por isso que é tão difícil corrigir maus hábitos de quem aprendeu de forma incorreta.
A partir disso, podemos ver a importância de se aprender a dirigir na autoescola, pois os instrutores possuem formação para ensinar da forma mais correta possível. E como identificar se o motorista está ou não apto a dirigir? Os principais fatores adversos que devem ser observados são:
<ul>
<li>Deficiência visual, motora ou auditiva;</li>
<li>Uso de álcool, drogas ou medicamentos que alteram a percepção;</li>
<li>Cansaço, sono e fadiga;</li>
<li>Pressa;</li>
<li>Distração;</li>
<li>Agressividade;</li>
<li>Irritação;</li>
<li>Estresse.</li>
</ul>
Algumas deficiências físicas não impedem o indivíduo de dirigir, mas o ato de dirigir é condicionado ao uso dos acessórios obrigatórios, como próteses corretivas, lentes ou adaptações no veículo. Com a utilização de equipamentos é possível neutralizar certas deficiências físicas e dirigir normalmente. É importante que o condutor procure treinamento qualificado, em instituições que possuam veículos especialmente equipados para essa finalidade.